Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2011

Nota da Diretoria da ASHFM


Nota da Diretoria da ASHFM




Há muitos servidores do HFM, que nos perguntam o porquê e o pra quê nos dedicamos “tanto e tanto” aos movimentos reivindicatórios dentro da Associação dos Servidores do HFM.

Compreendemos essas indagações como motivação para expormos nossas verdades, respondendo dentro deste “blog”, criado por nós, justamente para democratização de informes, verdades solidárias e criticas.

Acreditamos que o “Blog” é uma “janela” de comunicação com o servidor, para o servidor tanto expor pleitos, como também aumentar a convicção da sua importância como conjunto de profissionais da saúde, concursados para “servir” a população campista.

Mostrando positivamente seu trabalho (da melhor forma possível), e suas “necessidades” como servidor público (condições de trabalho, salários e capacitação). Para que cada vez mais a população, os gestores e os políticos campistas entendam e colaborem com o conjunto de servidores do nosso honroso Hospital Ferreira Machado (credenciado como alta complexidade de nível III).

Queremos fazer breve histórico da trajetória da carreira do servidor público de cada um de nós.

No final da década de 70, o Durval Almeida, servidor público, sindicalista destemido, militante à frente do sindicato dos servidores (remontando e organizando a entidade sindical) e responsável pela criação da FRENTE AMPLA DE LUTA SINDICAL, pela saúde marchamos em Campos e Rio de Janeiro, buscando condições de trabalho, melhores salários e principalmente respeito pelos serviços públicos, para que a sociedade os recebesse com plena qualidade.

Mesmo com fortes aliados políticos e sindicalistas atuantes nesta época” sofreu na pele (costelas quebradas) e na emoção (prisão e soltura), a dor da perseguição das forças reacionarias, que não entendiam ou não aceitavam a luta sindical por melhores salários e saúde pública de excelência, através do SUS (era um modelo de saúde ainda preconizado e defendido por idealistas de vários extratos sociais e profissionais e intelectuais esquerdistas daquela época).

Nos recortes de jornais desta época podemos encontrar fatos e fotos (suas) que mostram passeatas, discursos, reuniões e manifestações decisivas para impulsionar a redemocratização, o avanço da saúde e dos ganhos dos servidores públicos do Rio de Janeiro, que espelhavam para todo o país essas melhorias alcançadas.

Na década de 80, continuava a militância sindical do companheiro Durval Almeida, com viés político “esquerdista”, buscando melhores condições salariais para os servidores da saúde, abertura política (redemocratização), direito de greve e diálogo, concurso público, expansão da rede pública de saúde e educação. Assim como “combate” ao mau uso da verba pública e corrupção.

A Enfermeira Isabel neste período fazia faculdade na UFF (Niterói) e já lecionava. Militando no Centro Acadêmico e Sindicato de Enfermagem; buscando a melhoria das condições dos serviços de saúde, a implantação das “diretas já”, abertura de concursos públicos e redemocratização. Também convivendo e militando com fortes aliados políticos e sindicalistas renomados que neste período ancoravam os estudantes, os trabalhadores e os servidores em grandes manifestações, saúde, educação e salários dignos. Ingressando no serviço público através do 1º concurso realizado no Estado do Rio de Janeiro (Governo Leonel Brizola). Seguindo militância sindical, engajada aos grandes movimentos de defesa do SUS, diretas já, (constituinte), democracia, isonomia, defesa da educação pública e saúde pública.

Na década de 90 veio morar em Campos, após casamento com campista. Mantendo “elo” com militância sindical carioca por algum tempo.

Neste período (década de 90), o Durval Almeida continuava a destemida militância sindical, fazendo manifestações e reuniões (ocorriam geralmente no Centro de Saúde de Campos) e marchava para o Rio de Janeiro engrossando a luta, organizando e participando de greves manifestações e negociações na Assembléia Legislativa, Palácio do Governo no RJ), travando o bom combate; buscando melhores salários, isonomia salarial, plano de cargos e salários e maiores investimentos na saúde, transparência do uso de verbas públicos, direito democrático de dialogo do servidor para reivindicações.

No período de 2000 até 2008, houve muita turbulência político-administrativa em Campos, que desanimou, mas não paralisou a busca por isonomia de direitos e salários dos servidores, democracia e dialogo para reivindicar seus pleitos. Tendo Durval Almeida buscado extensão da “Gratificação para todos” em 2002, em comissão de servidores, que contaram com o apoio de político, mas neste momento não houve êxito desejado (temos arquivos de alguns documentos).

Em 2005, novamente uma comissão de servidores da Enfermagem do HFM, chegou bem perto da conquista da “gratificação para todos”, mas como mostram recortes de jornais e documentos, os “contrários” a essa isonomia de ganho (gratificação para todos), “venceram”. Mantendo o “beneficiamento” e o congelamento do valor da gratificação até 2010 – 2011.

Em 2008 a comissão de servidores do Estado formada basicamente pelo Durval Almeida, Renato Dessimoni, Enfermeira Isabel, Valter e José Roberto, passou a movimentar processo administrativo (empoeirado e amarelado), que solicitava complemento salarial/equivalência salarial para o servidor do Estado, atuante no HFM. Graças ao bom Deus em 2009 a Prefeita Rosinha aceitou nossos argumentos. O convencimento da legalidade apresentado pelo Secretário de Administração, Controlador Geral do Município e Procuradoria sancionando Lei de Complementação Salarial para Servidores Estaduais do HFM e demais secretarias que atuam em Campos (UM GRANDE GANHO PARA TODOS !!!).

A partir do final de 2009 passamos a pleitear o plano de cargos e salários da FJBM (pronto desde 2002), a mudança do regime jurídico único dos servidores celetistas; A extensão da gratificação para todos servidores plantonistas do HFM, gerando grande expectativa em todos os servidores do HFM, Fundações e Prefeitura. Durante praticamente dois anos dioturnamente Nos empenhamos na luta pelo convencimento da necessidade da gratificação para todos. Graças a Deus meses após ter vetado a lei votada na Câmara, a Prefeita sancionou Lei de Gratificação para todos incluindo os diaristas. Grande Ganho de todos, fundamental o apoio do Vereador Kellinho.

Concluímos expondo o pra quê, nos dedicamos tanto e tanto frente aos movimentos reivindicatórios da Associação dos Servidores do HFM. É que verdadeiramente acreditamos em Deus, na legalidade de negociações pelo convencimento com ética e com elegância.

Acreditamos na importância que o servidor público tem para atender e “servir” a população. Merecendo salários com equivalência ao nível de complexidade, condições de trabalho adequado e capacitação (estimulando para cada vez melhor atuar).

Acreditamos que fizemos e fazemos o “bom combate”, ou seja, lutas limpas e dignas. Com parcerias políticas buscando pleitos isonômicos e justos para a maioria ou totalidade dos servidores. E espalhando, estendendo o ganho a centenas e centenas de servidores atuantes em Campos.

Acreditamos que estamos contribuindo para o despertar de novas lideranças dentre os servidores públicos. Mostrando como o conjunto de servidores aliados entre si, ancorados por Deus, com verdade, parceria política disposta a contribuir nas negociações de convencimento dos governantes. Em prol da melhoria das condições de trabalho, salários e capacitação destes profissionais. Para repercutir na melhoria da assistência prestada a população (esse é o objetivo buscado).

Esse é o nosso sonho! Que o conjunto de todos servidores do HFM valorizem – se! Valorizem a assistência prestada à população, como “combustível” para impulsionar o êxito das reivindicações solicitadas.

Acreditamos estar contribuindo para a história do servidor público do HFM com solidariedade, com transparência e inteligência. Aproveitando o momento político democrático, com aliados, com interesse e investimento no HFM e nos Servidores (Isonomia de gratificação. Isonomia de direitos e salários (PCCS).

Acreditamos verdadeiramente em Deus, e seguimos contribuindo para a harmonização de “buscas” ,”pleitos” e “reivindicações” feitas pelo conjunto de servidores públicos do HFM.

Acreditamos verdadeiramente que estamos contribuindo para semeadura e colheita do “bom combate”, ou seja, negociações com verdade, conteúdo pesquisado, e almejado pela maioria ou totalidade dos servidores. Pois respeitamos e sentimos orgulho de sermos servidores públicos e respeitamos cada profissional, cada categoria.Todos merecem salários dignos, condições de trabalho, Pccs , capacitação e credibilidade.Acreditamos na junção de forças de políticos que respeitem os servidores e queiram ajudar, somando esforços para o CONVENCIMENTO DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO, sempre procurando aglutinar a “força” sindical que temos ao nosso redor (Sindicato dos Servidores de Campos, Sindicato de Enfermagem de Campos, Sindicato dos Médicos de Campos, Sindicato dos Trabalhadores e as Associações Cultural de Enfermagem do Norte- Noroeste.

Rejeitamos as “ervas daninhas” que atravancam o servidor publico(“ puxa – saquismo” perverso e mentiroso, que todos sabem ter interesse próprio, a omissão e inersia , que todos sabem também ter interesse próprio a truculência física e moral(assedio moral) que todos sabem serem ferramentas dos covardes e incompetentes para calar o servidor e a corrupção com suas múltiplas facetas e ramificações dentro e fora da saúde, que destroem o respeito e confiabilidade necessários para que a sociedade nos apóiem e respeitem cada vez mais e mais.

Agradecemos a Deus, e a todos os servidores, aos amigos e aliados políticos pela ajuda e companheirismo que nos impulsionaram a continuar fazendo, aprendendo, ensinando e gostando do “Bom Combate”.





Abraços a todos os companheiros,







___________________ ______________________

Enfª Isabel Cristina Durval Almeida

Tesoureira

Nenhum comentário:

Postar um comentário